A importância de mesclar SEO e tráfego pago

SEM: saiba o que é e por que é tão importante mesclar SEO e tráfego pago

Você sabe o que é SEM? O Search Engine Marketing, ou SEM, de forma abreviada, trabalha com estratégias de marketing que se dividem em 2 partes: o tráfego pago na internet, assim como as estratégias de SEO – direcionadas às campanhas orgânicas. 

No caso do tráfego pago, ocorre a criação de campanhas que utilizam a ferramenta do Google e demais plataformas Ads, como as redes sociais, para patrocinar e promover os conteúdos, segmentando-os melhor e permitindo o alcance da marca para mercados mais direcionados e propensos a compra (bem como o melhor acompanhamento dessas ações).

Enquanto isso, o SEO consiste na otimização da busca de palavras-chaves e outras ações mais orgânicas, também visando ampliar o alcance da marca para públicos segmentados. Contudo, nesse caso, as estratégias são feitas de forma orgânica. 

Exatamente por se mostrarem complementares, atuando a curto e longo prazo, para que uma ação de marketing digital dê certo, é importante unir as duas estratégias. 

Por isso, neste artigo você compreenderá como utilizar o SEM e os benefícios que isso pode agregar para sua campanha e estratégia no digital. 

Entenda o que é o SEM

O Search Engine Marketing, ou SEM, é fácil de ser entendido. 

Afinal, como demonstramos, essa ação consiste em estratégias direcionadas ao marketing digital que visam contribuir com o ranqueamento dos mecanismos de busca, mas de forma paga, escolhendo palavras-chave (por exemplo) que serão patrocinadas, se destacando nos resultados de pesquisa. 

Entenda que no ambiente digital, uma das principais disputas é direcionada para a obter a visibilidade do cliente, que diariamente está exposto a diversas marcas e produtos. 

Dessa forma, existem alguns mecanismos que melhoram o ranqueamento no Google, por exemplo, ou que faz com que um anúncio apareça na primeira página quando um termo específico (ou que se relacione a ele) é usado. 

Assim, o SEM  pode ser utilizado para melhorar a visibilidade da sua empresa diante da concorrência, assim como dos clientes, no ambiente digital. 

Para aplicar essa estratégia, basicamente, existem duas ações principais: a utilização do SEO, assim como o uso de links patrocinados (havendo um maior foco nessa segunda etapa). 

Inclusive, a união das campanhas pagas com as melhorias aplicadas pelo SEO, considerando a criação de conteúdos, também consiste em uma estratégia do inbound marketing, que potencializa ainda mais o SEM. Isso porque o marketing de atração enriquece os materiais desenvolvidos para alcançar os usuários.

Antes de verificar mais sobre essas estratégias, confira os principais benefícios de apostar nas técnicas do SEM para sua empresa:

  • Melhora no posicionamento da marca no ambiente digital;
  • Agrega visibilidade para a empresa;
  • Atrai novos clientes para o negócio;
  • Reforça ou agrega autoridade. 

União entre SEO e o tráfego pago 

Como já citamos neste artigo, é fundamental que as duas estratégias andem juntas. Por isso, vamos explicar como funciona e como integrá-las. Confira os detalhes a seguir!

No caso do SEO, estamos trabalhando com mecanismos que otimizam as buscas tanto de sites e páginas, como também de conteúdos, considerando as palavras-chaves que podem ser utilizadas para atrair mais pessoas para seu negócio. 

Um dos grandes aliados do SEO é o marketing de conteúdo (que é uma estratégia do inbound marketing ou marketing de atração). 

Essa estratégia funciona com a criação de conteúdo relevante para o público-alvo da empresa. Além disso, o SEO também trabalha com elementos como:

  • Otimização do site;
  • Identificação e melhoria da estrutura do site;
  • Uso de palavras-chaves;
  • Adaptação do site a diferentes plataformas (como a responsividade);
  • Melhora da velocidade de carregamento da página;
  • Adequação de conteúdos para escaneabilidade (leitura mais fluída).

Ou seja, esses itens são fundamentais quando falamos sobre a produção de um material de qualidade e uma navegação clara, fluida e intuitiva de uma página, que não pode demorar para responder aos usuários.

As técnicas de SEO contribuem para uma melhora no posicionamento da empresa em ações de ranqueamento, assim como na criação de campanhas (pagas ou não), tornando os materiais mais qualificados para estarem na primeira página, o que potencializa o patrocínio e a disposição na página de busca após o leilão da palavra-chave, por exemplo. 

A partir da obtenção de um bom site, com uma boa estrutura, podemos falar a respeito dos links patrocinados, conhecidos também como os anúncios pagos, diretamente relacionados ao SEM. 

Essa ferramenta de mídia paga pode ser utilizada por meio do Google Ads, ou das redes sociais, como Facebook Ads. 

Na mídia paga, uma campanha é criada com base em materiais próprios ou até no impulsionamento de conteúdos já existentes, de forma otimizada.

Para isso, e um melhor resultado, é crucial a delimitação de alguns elementos, como:

  • Público-alvo;
  • Veículo de divulgação;
  • Objetivo da campanha;
  • Orçamento disponível (por dia);
  • Duração da campanha;
  • Região de abrangência (local, estadual, nacional);
  • Criação de conteúdo/arte para a campanha (quando necessário);
  • Uso de palavras-chave a partir do cliente. 

Mais ainda, na mídia paga a empresa consegue determinar se optará pelo custo por clique em um determinado link ou se escolherá veicular seu anúncio em sites parceiros do Google. 

Dessa forma, mais pessoas podem ser atingidas pelo negócio, visto que podem estar navegando em um outro site (parceiro do Google) e visualizar um anúncio sobre seu produto ou serviço. 

Consequentemente, a integração entre a mídia paga com as estratégias de SEO se mostram fundamentais para a área de marketing digital da sua empresa, otimizando a obtenção de resultados e a melhoria das campanhas desenvolvidas.

Links relacionados

https://www.h2digital.net/blog/os-tres-tipos-de-trafego-e-a-probabilidade-de-receita/
https://www.h2digital.net/consultoria-gratuita/
https://www.h2digital.net/blog/como-o-seo-ajuda-em-seu-negocio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima