Integração estratégica de marketing e vendas

Equipe de Marketing e Vendas alinhando estratégias

O mundo comercial abrange uma série de estratégias e, diante dessas abordagens, é crucial entender as necessidade mais latentes de cada marca. A integração dos setores de marketing e vendas tende a ser um dos pontos centrais nos dias de hoje.

Vender mais é imperativo mercadológico desde o começo dos tempos. Isso tem a ver com a capacidade da venda estabelecer elementos de conexão com o mercado e, também, com as possibilidades de crescimento de uma marca em seu setor.

Quanto mais uma empresa vende, maiores são suas realizações de objetivos. Afinal, todos os investimentos estabelecidos pelo marketing e pelo departamento de vendas tem a ver com esses formatos consolidados em termos gerais.

Com a chegada de novas ferramentas, essas estratégias passam por algumas alterações, mas, de uma forma geral, a implementação do marketing e das abordagens de vendas são centrais em qualquer segmento e em qualquer época.

A estruturação de uma boa dinâmica mercadológica passa por essas atribuições. Sendo assim, com o passar dos anos, alguns desses recursos ganharam bastante força.

Atualmente, é muito importante entender como lidar com esses pontos de forma mais técnica.

Afinal de contas, há uma diversidade bastante grande de ferramentas e formas de se atribuir uma estratégia de venda. Saber como unificar esses aspectos aos termos de marketing é essencial para garantir uma coesão de atuação no mercado.

Essa percepção de coerência é determinante para credibilizar a marca para o cliente também. Seja como for, todos esses pontos precisam estar estabelecidos em meios bastante definidos em todos esses processos empresariais.

Assim, é possível unificar algumas dinâmicas voltadas à ação de uma empresa especializada em residencial terceira idade, por exemplo, para garantir uma orientação mais precisa para lidar com a unidade do marketing e da venda.

Esses elementos são cruciais, uma vez que o cliente precisa ser atraído e, ao mesmo tempo, é preciso formular meios para garantir uma dinâmica de conversão. Afinal, a razão de ser do marketing é a venda e, por isso, ele precisa se integrar à ela.

Ademais, há uma diversidade bastante grande de meios para orientar esse tipo de interação com o mercado. Isso é muito importante para a construção de um mercado específico e de uma marca em todas as suas orientações mais diversas.

A importância do marketing

Em termos gerais, o marketing é um dos sustentáculos do mercado. Essa orientação tende a trazer algumas abordagens importantes a respeito de algumas ações mercadológicas. Por isso, é sempre importante o investimento em elementos relacionados a ele.

Investir em uma construção que consiga lidar de forma ampla com o marketing é central em qualquer segmento ou período de atuação do mercado. Das mídias analógicas para o mundo digital, muitos desses pontos ganharam força.

Se o objetivo é trazer mais clientes para um serviço de cambagem veicular, uma oficina mecânica precisa se munir de ferramentas que consigam interagir com o público-alvo em termos de atração e conversão.

Esses elementos podem lidar com algumas potencializações de comunicação. Ou seja, o papel do marketing é trazer estratégias para melhorar a comunicação da empresa com o seu mercado específico.

Hoje em dia, essa relação pode se dar através de várias ferramentas. Elementos como links patrocinados, SEO, marketing de mídias sociais e outros pontos tendem a trazer bastante desdobramentos para essas relações.

Assim, essa mesma mecânica pode elaborar formas precisas de lidar com o seu público para o serviço de cambagem, mas, ao mesmo tempo, relacionar outras elaborações, como é o caso de uma troca de alternador de carros.

O papel do setor de vendas

Se o marketing consegue atrair um possível cliente para uma plataforma, o setor de vendas precisa convertê-lo. Esse é um desafio bastante importante para qualquer empresa.

Afinal de contas, é esse processo que justifica todos os investimentos em comunicação.

O setor de vendas tem a capacidade de justificar os mais diversos meios publicitários investidos pela empresa. Sendo assim, é essencial saber como construir abordagens baseadas na jornada do cliente como um todo.

Quando um cliente vê um anúncio de mobiliário corporativo alto padrão, ele busca por um corretor. Nesse caso, é fundamental que haja um alinhamento entre o discurso do vendedor e a publicidade colocada.

Assim, além de um alinhamento sólido a respeito dos interesses do cliente, a empresa pode garantir uma coesão muito maior na hora de lidar com o seu público. Por isso, é essencial saber como tornar esses elementos ainda mais objetivos.

O papel do setor de vendas, seja analógico ou digital, é definir processos úteis para a conversão de um cliente. Assim, ele se relaciona com a etapa final da jornada do cliente.

Desafios da integração do marketing e vendas

Como é possível notar, embora os objetivos sejam similares, os departamentos de marketing e vendas funcionam de forma independente. Apesar dessa setorização, não é possível pensar em atuações separadas desses elementos.

Logicamente, as abordagens de vendas, muitas vezes, estão fundamentadas em uma expertise diferente das abordagens de marketing. Contudo, os dois formatos se complementam em uma jornada do cliente.

Quando o cliente pesquisa por correntes de rolo e isso o leva para um site através do SEO, há uma elaboração de marketing por trás desse processo. Contudo, a venda precisa acontecer através de uma elaboração voltada para esse universo.

Seja do ponto de vista de configurações de plataforma para lidar com esse processo ou em uma dinâmica de atendimento, é preciso que o cliente consiga enxergar sua atração e sua conversão como parte de um processo único.

Nesse sentido, há alguns desafios bastante comuns quando se fala a respeito da integração do marketing e vendas. São eles:

  • Abordagens desalinhadas;
  • Falta de conhecimento da comunicação da empresa;
  • Atritos com o cliente;
  • Falta de comunicação das equipes;
  • Falta de coesão;
  • Redução de impactos na jornada do cliente.

Esses são alguns dos tantos desafios trazidos por esse tipo de perspectiva e, por isso mesmo, é tão importante saber como unificar os dois pontos estratégicos em uma abordagem bem elaborada para o cliente.

Sendo assim, do anúncio à venda, uma autopeças poderá vender mais fluido de freio ABS da forma correta para o cliente.

Benefícios da integração desses setores

Há um apelo bastante grande a respeito da integração desses setores. A ideia de uma comunicação assertiva com o cliente passa por uma unidade de mensagem trazida pela empresa.

Dessa forma, ao estabelecer uma jornada coesa para o cliente, a empresa pode perceber alguns benefícios em sua atuação no mercado. Alguns deles são:

  • Coerência da mensagem;
  • Redução de ruídos de mensagem;
  • Qualificação de leads;
  • Aumento de conversão.

Apesar desses fatores serem essenciais para todas as empresas, são as ferramentas modernas que conseguem dar conta desses elementos.

Quanto mais o tempo passa, mais elementos são criados para melhorar a relação do marketing com o setor de vendas da empresa.

Se uma empresa especializada em decoração de cozinha para trailer estiver em busca de mais clientes, ela precisa saber como segmentar uma comunicação em seu marketing e refletir esse processo em suas abordagens de vendas.

De que forma unificar marketing e vendas?

Apesar de ser uma demanda latente do mercado, a unificação do marketing com o setor de vendas é uma tarefa bastante complexa. Durante muitos anos, esse foi um elemento muito desejado, mas pouco executado pelas marcas.

Com a chegada de algumas ferramentas digitais, é possível ter uma leitura muito mais assertiva do cliente e, com ela, há uma grande chance de se estabelecer alguns pontos de conexão.

Ao elaborar uma dinâmica de venda de quarto sob medida branco, por exemplo, o marketing da empresa precisa comunicar alguns atributos técnicos e subjetivos daquele produto. Além disso, as condições objetivas de compra precisam estar claras.

Assim, a abordagem de vendas irá se basear nesses aspectos para estabelecer uma conexão mais sólida com o mercado. Contudo, para chegar a esse ponto, alguns pontos precisam ser definidos:

A construção desses aspectos é um elemento central na hora de estabelecer alguns desses pontos e, por isso mesmo, é importante investir em integrações entre marketing e vendas.

Considerações finais

Diante dos avanços das demandas do mercado, torna-se cada vez mais importante a busca por uma comunicação coerente e coesa para o cliente.

Com as ferramentas digitais, esses elementos se tornaram ainda mais relevantes e, por isso, atualmente, não há como ignorar essa demanda.

Baseando-se nisso, é importante lidar com todos esses aspectos técnicos do marketing para trazer ao ambiente de vendas a abordagem correta.

A partir dessa coerência, o cliente pode passar por sua jornada de uma forma muito mais satisfatória, tornando sua conversão uma questão de tempo.

Esses pontos levantados nesse artigo, são pilares trabalhados em nossa Consultoria Estratégica de Marketing, que tem como objetivo trazer diversos conteúdos relevantes para a sua empresa e como colocar tudo isso em prática para desenvolver estratégias eficientes de marketing e vendas. Caso tenha interesse, entre em contato com nossa equipe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *