SEO

Como o SEO ajuda em seu negócio?

Antes de entender como o SEO pode ajudar em seu negócio, deve primeiro perguntar: o que é SEO?

SEO é uma abreviação do termo em inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Buscas. E podemos explicar que é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

E então deve-se perguntar, como faço isso e quem que cria as regras de otimização?

Fatores de Ranqueamento

Quem determina os fatores são justamente os mecanismos de buscas e aqui podemos focar no Google, já que outras ferramentas de buscas são pouco usadas.

O Google está sempre fazendo alterações em suas regras e nunca revela totalmente os seus fatores, pois assim todos fariam igual, correto? Mas é claro que existem estudos apontando os melhores fatores de ranqueamento para ganhar destaque para o seu site/negócio através das buscas. Veja os principais:

  • Visitas diretas ao Website (sim, se as pessoas procuram por você diretamente, o Google entende que tem maior relevância e dá destaque). É considerado o principal fator e diz como é importante ter um bom nome e um bom domínio do seu site;
  • Tempo de permanência ao site;
  • Taxa de rejeição (está ligada com o fator acima e quanto maior essa taxa, pior, ou seja, as pessoas entram no seu site mas não enxergam relevância e logo saem);
  • Site responsivo;
  • Rapidez no acesso ao site;
  • Uso de HTTPS (certificado de segurança);
  • Uso de Backlinks (links que apontam para o seu site);
  • Estruturação correta nas páginas dos cabeçalhos HTML (H1, H2, H3);
  • URL amigável (nada de números e endereço da página sem identificar o que tem no conteúdo);
  • Título para a página e palavras-chave;
  • Imagens com descrição;
  • Entre tantos outros…

Sim, são vários os fatores. E isso acaba não sendo um trabalho fácil, é preciso muitos testes e análises. E, além disso, o conteúdo do seu site precisar ser relevante, ter uma quantidade boa de palavras e elas estarem interligadas com a ideia de resolver o que o usuário está procurando.

Nada adiantará fazer toda a configuração correta do site e páginas, mas não ter conteúdo relevante, tendo uma taxa de rejeição alta…o Google irá te penalizar.

dicas básicas

Alguns pontos são básicos. Seu site não pode deixar de usar cabeçalho H1, e somente um, em cada página. É através dele que o Google identificará como o assunto mais importante da página. Normalmente é o título principal da página.

Os outros títulos importantes deve utilizar como H2 e assim sucessivamente. Garanta que toda página tenha um H1 e, pelo menos, um H2.

O uso de HTTPs é fundamental, pois para o Google um site não seguro, não é relevante. Então sempre ative em sua hospedagem. Atualmente em várias hospedagens tem SSL gratuito, como temos na Hostnet.

Evite deixar seu site pesado, pois um carregamento lento pode gerar maior taxa de rejeição ou mesmo abandono de usuários. Para isso são várias técnicas para otimizar, mas não cabe neste post porque o assunto é extenso.

Não deixe imagens sem descrição atribuída. Isso porque o Google deseja que seja inserido para pessoas que possuem deficiência visual. Desta forma, com o uso de softwares específicos, eles conseguem ler esta descrição e “visualizar” o que a imagem quer passar.

dicas avançadas

São diversas as dicas avançadas para ter um SEO relevante e, provavelmente, pode precisar da ajuda de um profissional trabalhando regularmente caso queira manter sua posição. Chegar na primeira página ou ainda mais, no Topo, é algo bem complicado de forma orgânica (DESCONFIE SE ALGUÉM TE GARANTIR ISSO FACILMENTE) e talvez manter seja ainda mais complicado, pois outras empresas vão avaliar o que foi feito em seu site e tentar superar. Veja algumas dicas importantes:

  • Artigos bem estruturados com mais de 1000 palavras;
  • Links relevantes para sites de autoridade com similaridade de assunto do seu artigo;
  • Links internos para artigos ou páginas do seu próprio site;
  • Uso de palavras-chave de cauda longa para maior relevância;
  • Uso de backlinks externos de sites e pessoas qualificadas para o seu site;
  • Estudar sempre tendências de comportamento e aprimorar o conteúdo, para isso existem boas ferramentas.

ferramentas google

A primeira ferramenta que precisa instalar em seu site é o Google Analytics. E não é “somente” para analisar o seu site, mas também pode ter certeza que é um fator de ranqueamento do Google. Já que é uma ferramenta dele, levará isso em conta.

Através do Analytics você poderá analisar as fontes de tráfego do seu site, as páginas mais acessadas, taxas de rejeição e muito mais. NÃO DEIXE DE INSTALAR.

Outra importante é o Google Search Console. Através dela saberá as audiências de termos de buscas em que fizeram o seu site aparecer, a posição que ele se encontra e muito mais. Além disso, ajuda a acelerar o processo para o Google ler o seu site mais rapidamente. Quem não usa, já fica atrás.

E para analisar as tendências de mercado, melhores opções de uso de palavras-chave e melhorar seus artigos, recomendo o Google Trends. Através dele, conseguirá pesquisar estes termos mais relevantes e entender os comportamentos. DICA: sempre faça as pesquisas escolhendo o país Brasil, assim verá as tendências para o nosso mercado.

outras ferramentas

Uma excelente ferramenta é o UberSuggest do famoso Neil Patel, um dos nomes mais consagrados e relevantes quando o assunto é SEO. Siga ele efusivamente.

E essa ferramenta dele é fantástica. De forma gratuita consegue extrair diversas informações de sites, avaliar concorrentes, palavras-chaves e muito mais.

E caso queira, e possa, gastar um valor expressivo (sim, a ferramenta não é barata), use e abuse da SEMRush. É a melhor ferramenta do mercado para SEO. Irá te apresentar conteúdo muito relevante, diversos relatórios e comparações cruciais para deixar seu site mais cada vez mais expressivo e com destaque na busca orgânica.

wordpress

Se for construir o seu site e deseja ter um ótimo SEO, utilize o WordPress. É a melhor ferramenta e a mais preparada hoje para atender bem ao SEO através de plugins gratuitos disponíveis como Yoast SEO e Rank Math.

Estes plugins irão adiantar muito o seu serviço e até mesmo te dará dicas de como escrever bem os artigos. Irão auxiliar demais em sua estratégia.

Na H2 Digital desenvolvemos todos os sites com WordPress e usamos o plugin Rank Math para já fazer o SEO básico aos nossos clientes. Em todos os sites entregues já fazemos este trabalho e está incluso, pois entendemos que é fundamental e necessário para o propósito de um site que é atrair mais pessoas e possíveis clientes ao seu negócio.

busca orgânica x redes sociais

Um último tópico que desejo falar é sobre Redes Sociais. Muitas pessoas acham que as Redes Sociais tem relevância para ter maior destaque em buscas orgânicas, mas isso não é verdade porque o seu conteúdo não será indexado.

Na verdade só irá ajudar um pouco caso a pessoa procure pelo nome de seu negócio no Google de forma mais direta, assim encontrará suas redes sociais. Mas, vamos combinar, isso não trará novos clientes que ainda não conhecem seu negócio. Você precisará trabalhar com palavras-chave que dizem sobre seus produtos e serviços, aí sim poderá atrair essas pessoas.

E, o mais importante, uma rede social pode acabar a qualquer momento. Imagina só, você concentrar tudo em uma rede social e um dia ela não existir? Você perderá todo o seu conteúdo e relevância. Por isso é importante ter um site seu, assim terá sempre aquelas informações e quando mais conteúdo gerar, mais será relevante para os mecanismos de buscas.

conclusão

Planejamento de Marketing
Planejamento de Marketing

Este artigo traz algumas curiosidades sobre SEO e alguns pontos fundamentais, mas é só o começo da caminhada. Este assunto é muito extenso até mesmo para um artigo.

Caso queira fazer um trabalho contínuo em seu site, fale conosco. Trabalhamos com profissionais para produção de conteúdo relevante para seu blog. E fazemos uma consultoria ativa para entregar regularmente relatórios dos avanços feitos e as estatísticas de seu site.

E se quiser aprofundar nisto sozinho, indicamos o Curso de SEO produzido pela Hostnet. Ele irá abordar o que vimos aqui neste artigo, porém bem mais detalhado e na prática. Saberá como fazer e configurar no seu site e ainda abstrair boas dicas e ferramentas avançadas.

Links Relacionados

https://bhsavassi.hostnet.com.br/consultoria-marketing-digital/
https://www.hostnet.com.br
https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/curso-de-seo-para-wordpress/
https://www.h2digital.net/blog/8-dicas-para-escrever-melhor-nos-meios-digitais/
https://www.h2digital.net/blog/primeiros-passos-para-criar-um-site-profissional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima