Conversões: o potencial dos pop-ups na aquisição de leads

Conversões - Pop-ups

Os pop-ups são um excelente recurso para aumentar as conversões da empresa, por essa razão, estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing das organizações.

É possível criar pop-ups de diferentes formatos e opções de configuração, pois esse recurso foi desenvolvido como alternativa ao banner. Como ele, em vez de inserir anúncios em excesso, é possível divulgar os produtos de maneira mais organizada.

No entanto, a estratégia em questão deve ser pensada de acordo com a experiência do usuário, pois só assim vai facilitar o acesso às informações que são do interesse dos consumidores.

Além disso, é importante ter cuidado com o uso dessa ferramenta porque a relação entre ela e os usuários costuma ser um pouco conflituosa. Isso porque eles podem se sentir um pouco incomodados se o pop-up surgir na hora errada.

Também pode ser desagradável se esse tipo de anúncio oferecer algo que não é do interesse do indivíduo no momento.

De modo geral, quando isso acontece, os resultados positivos que a empresa poderia obter acabam sendo prejudicados.

Este artigo vai explicar como usar pop-ups na estratégia de marketing, como gerar leads com ele, como criar um bom modelo, de que maneira ele consegue aumentar as conversões e o que fazer para gerar leads com esse recurso.

De que modo usar pop-ups nas estratégias de marketing?

O objetivo do pop-up dentro do marketing é bem variado e pode ser usado por empresas de vários setores. Algumas das possibilidades de uso são:

  • Promover conteúdos;
  • Gerar inscritos no blog;
  • Captar contatos de e-mail;
  • Fazer ofertas;
  • Gerar e nutrir leads.

Independentemente de qual seja o objetivo de uma empresa, como uma que trabalha com película antivandalismo residencial, para alcançá-lo é necessário saber implementar os pop-ups, e algumas dicas para isso são:

Atentar-se ao contexto

Basicamente, para trabalhar com essa estratégia, é de grande relevância entender o comportamento do público. Isso porque sua inserção precisa ser contextualizada para que possa gerar as conversões esperadas.

A empresa deve estar atenta porque entregar informações que não interessam aos usuários acaba sendo uma ação inclusiva, que prejudica a navegação e a relação entre o visitante e a empresa.

Ser relevante

A marca só deve exibir o pop-up se ele estiver de acordo com o momento, no entanto, isso depende da capacidade da empresa em entender o que é relevante para os usuários.

O acompanhamento dessa ação também é primordial, pois se ela não estiver trazendo os resultados esperados, é necessário mudar a tática. Insistir só vai trazer prejuízos financeiros e incomodar os usuários.

Usar os recursos disponíveis

Essa ação deve ser usada de maneira estratégica, portanto, a companhia precisa estudar muito bem como o pop-up deve ser empregado, fazer alguns testes e acompanhar os resultados.

É dessa forma que um fabricante de acessórios para cachorro fêmea, por exemplo, vai diversificar o uso da estratégia e utilizar as ferramentas para desenvolvê-la para escolher onde as janelas vão aparecer e em qual momento.

Principais formas de gerar leads com pop-up

Tendo em vista a importância do contexto, assim como a relevância e as possibilidades de uso do recurso, é praticamente impossível que as empresas consigam gerar leads sem apelar para os pop-ups.

No entanto, é necessário pensar sobre as maneiras como a estratégia será utilizada. Uma das melhores formas é por meio de um blog corporativo, usando o recurso para convidar o usuário a assinar a newsletter.

As publicações longas também podem receber pop-ups logo depois de um certo tempo de leitura, fazendo ofertas interessantes e que estejam de acordo com as necessidades do visitante.

Por fim, ele também pode ser usado para nutrir os leads, aproveitando que o indivíduo consultou determinado conteúdo para oferecer um produto ou serviço.

Como fazer um pop-up?

Para fazer um bom pop-up, é fundamental encontrar ferramentas que estejam de acordo com as necessidades da companhia e sua maneira de usar o recurso.

Uma companhia que oferece aluguel de ventilador mecanico pode usar a Picreel para trabalhar com modelos de design pré-formatados ou criar sua própria chamada.

Essa ferramenta utiliza o rastreamento dos movimentos de mouse e rolagem do usuário para determinar o direcionamento do pop-up.

Outra possibilidade é o OptinMonster, pois apresenta o menor custo do mercado, facilita a inserção de pop-ups nos dispositivos móveis e pode ser integrado a outras ferramentas, como o Google Analytics e o MailChimp.

O Sumo é um recurso que possui versão gratuita e funcional para estratégias básicas, por conta disso, é uma das ferramentas mais usadas para criar pop-ups.

Além disso, também possui fácil configuração para diferentes tipos de chamadas e pode ser usado em dispositivos móveis.

Na hora de configurar a estratégia, é indispensável criar uma mensagem específica, sem usar textos padrões, visto que não são atrativos para o usuário. Por isso, é importante estudar técnicas de copyright e storytelling.

Uma oficina de envelopamento de ônibus também precisa usar uma chamada para ação com intuito de deixar claro o que o usuário precisa fazer.

Sendo assim, se a navegação for interrompida, não é necessário protelar a interação, pois o melhor é dizer o que a pessoa deve fazer.

O mais importante é lembrar que existe uma pessoa do outro lado da tela, assim sendo, a melhor opção é usar linguagem coloquial com foco no objetivo para atrair a atenção do usuário.

Como o pop-up aumenta as conversões?

Uma das ações mais difíceis para as empresas é aumentar as conversões, mesmo existindo várias estratégias para fazer isso.

Portanto, quando se trata de pop-up, é necessário um cuidado maior para evitar assuntos que não são do interesse do usuário. Conheça bem a sua persona.

O ideal é criar uma mensagem que consiga engajar o visitante e fazer com que ele permaneça no site. Para fazer isso, por exemplo, uma confecção de abadá festa pode optar pelos pop-ups de boas-vindas.

Basicamente, o recurso precisa estar bem posicionado na página e trazer uma mensagem objetiva, no entanto, também precisa mostrar claramente onde o usuário deve clicar para fechar a janela.

As conversões acontecem quando a marca transforma o visitante em potencial cliente ou potencial cliente em cliente de fato, por isso outra boa opção é o cupom de desconto.

Os consumidores gostam de ofertas e os cupons de desconto estão totalmente de acordo com suas necessidades. Eles podem fazer o usuário mudar de ideia, permanecer mais tempo no site ou aproveitar as ofertas.

Formas de gerar leads com pop-ups

De modo geral, existem várias formas de gerar leads com pop-ups, e a empresa deve escolher uma estratégia que esteja de acordo com seu público e seus objetivos. Algumas opções são:

Scroll Box

O Scroll Box é uma maneira sutil, mas muito eficiente de usar o pop-up, pois se trata de um recurso usado na parte inferior do site, mas que pode convencer até 4% dos visitantes, sem atrapalhar sua experiência.

No entanto, uma empresa que aluga escritório virtual para MEI terá pouco espaço para fazer sua oferta, por isso o ideal é usar um opt-in simples dentro da newsletter.

Oferecer publicações em PDF

A organização pode oferecer versões em PDF de suas publicações para download, usando um pop-up para fazer a conversão. Trata-se de uma opção pertinente quando a publicação é muito longa ou se for o tutorial com instruções.

Tendo isso em vista, para criar esse recurso, é necessário usar um plugin que converte a página para o formato PDF e subir o arquivo no domínio que vai redirecionar os leads.

Inserir pop-ups nos posts

Para converter os usuários que estão pesquisando sobre curso de cargas perigosas valor, a instituição de ensino pode inserir os pop-ups nas publicações do blog.

Para os usuários, é muito útil receber uma oferta com um guia completo sobre aquilo que ele acabou de ler, e para fazer isso, a empresa só precisa configurar o pop-up que vai aparecer em determinado post que tenha seu tema relacionado.

Oferecer material de destaque

Outra opção interessante é criar um material de destaque e que seja abrangente em relação aos conteúdos de interesse do público.

Para fazer isso, um fornecedor de kit porta de correr embutida drywall só precisa entender qual é o interesse das pessoas e configurar um pop-up que vai aparecer na página depois de certo tempo de navegação.

Considerações finais

Como foi possível ver neste conteúdo, o pop-up é uma excelente estratégia para as marcas, desde que elas saibam orientar o recurso, sem usá-lo de maneira aleatória. A comunicação é a chave do sucesso!

Ter um bom planejamento por trás ajuda a alcançar bons resultados, além de fazer o devido monitoramento para identificar os ajustes necessários.

Para criar as melhores estratégias, é fundamental entender as aplicações práticas para que assim a empresa consiga gerar e nutrir leads e aumentar as chances de conquistar novos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *