Entenda o que são e como usar Landing Pages para captação de leads

Landing pages para atrair

O que são landing pages?

Como captar leads e qualificar clientes para sua empresa? É uma questão que todos os responsáveis por marketing e vendas precisam se perguntar. A resposta é simples: utilize landing pages. Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor o que são e como usar landing pages para captação de leads.

Você saberá o que são landing pages, como elas funcionam, quais são os elementos que estruturam uma landing page, o que não deve ser feito em uma landing page, como criar uma landing page magnética, para que tipo de negócio serve uma landing page e quanto custa a construção de uma landing page. Com isso, você conseguirá gerar leads qualificados e aumentar suas chances de conversão e vendas.

Gerar leads qualificados para converter mais.

Como funcionam as landing pages?

As landing lages, também chamadas páginas de destino, são páginas criadas para gerar leads qualificados que transformam visitantes em clientes. Elas são usadas hoje por diversos segmentos, e principalmente por empresas que atuam com marketing digital e que precisam captar dados para oferecer produtos ou serviços, de acordo com sua própria estratégia de marketing ou de seus clientes.

A principal característica das landing pages é o design enxuto, o que significa que ela é desenhada para ser simples, compacta, com foco no que é importante para a captação: chamar a atenção para o produto ou serviço, descrever o seu valor e incentivar o visitante a deixar seus dados.

Uma das principais vantagens de uma landing page é que ela possui um objetivo muito bem definido, e isso permite que os visitantes que chegam à página saibam exatamente qual é a ação que eles precisam tomar. Isso aumenta a taxa de conversão da página para leads qualificados e, eventualmente, para as vendas.

As landing pages podem ser usadas nas principais etapas do funil de marketing e vendas, desde a atração de leads até o fechamento de vendas, ajudando as empresas a construir uma base de contatos qualificados que podem ser usados para futuros lançamentos de produtos e campanhas de marketing.

Elementos que estruturam uma Landing Page

Uma Landing Page bem estruturada é a chave para obter resultados efetivos na captação de leads.

É importante ter em mente que o lançamento de uma Landing Page bem estruturada é a chave para obter resultados efetivos na captação de leads. A seguir, vamos explicar alguns elementos-chave para que uma Landing Page seja bem estruturada:

Headline

O headline é a parte mais importante da sua landing page, pois é o que os visitantes verão primeiro e que os incentivará a ler sobre o que você está oferecendo. A headline deve conter uma chamada direta para ação – o que é muito importante para gerar leads qualificados. Ele também deve explicar o que o seu produto ou serviço pode oferecer ao cliente e como a sua empresa pode ajudá-lo. A headline e a descrição da sua landing page também devem comunicar claramente aos visitantes como um produto ou serviço pode ajudá-los a atingir os seus objetivos, o que é crucial para a captação de leads eficaz e aumento de vendas.

Descrição da oferta

O conteúdo da sua oferta deve ser descrito de forma clara para que os visitantes possam entender o que estão adquirindo. Esta descrição também é importante para que os visitantes entendam a relevância do seu conteúdo e se sintam estimulados a realizar a ação.

Prova social

Testemunhos e depoimentos são fundamentais para que os visitantes compreendam a relevância da sua oferta. Utilize depoimentos e frases curtas para explicar como os seus produtos e serviços contribuíram para outras pessoas.

Chamada para ação (call to action)

Uma landing page é um elemento importante de qualquer estratégia de captação de leads e clientes. Para maximizar seu potencial, é importante que ela seja facilmente acessível e contenha uma boa e clara chamada para ação. A chamada para ação é o ponto de contato entre o usuário e a empresa em que o visitante é incentivado a realizar uma ação, como deixar seus dados de contato ou obter mais informações sobre um determinado assunto.

A chamada para ação deve ser clara e direta, como um convite para obter mais informações sobre os produtos e serviços da marca, especialmente aqueles que poderiam gerar leads qualificados, vender produtos ou serviços, ou ainda ganhar novos clientes. A chamada para ação deve levar em conta o público-alvo da empresa e o tipo de conteúdo que está sendo veiculado naquele momento.

A chamada para ação é um elemento crítico na estratégia de captação de leads e clientes. Se bem utilizado, o marketing e as peças publicitárias os convidarão a realizar a ação desejada, gerando conversão e, consequentemente, aumento das vendas para a organização.

Formulário

Um dos principais elementos para uma Landing Page bem-sucedida é o formulário. Por meio dele, é possível coletar informações dos prospects que visitam a página. Se bem preenchido, com dados completos, este formulário permite uma captação mais eficaz de leads para o seu negócio.

Além das informações de contato, como nome, e-mail e telefone, podem ser colocados no formulário campos que auxiliem na qualificação dos leads, acelerando assim o processo de nutrição de leads. Quanto mais informações específicas forem preenchidas pelo usuário, maiores são as chances de geração de leads qualificados para o seu negócio.

A partir destas informações, o marketing pode entender melhor o comportamento dos clientes e as palavras-chave que os direcionaram para a landing page. Isso permite aperfeiçoar a campanha com base na experiência de navegação e na taxa de conversão, ajudando assim na geração de novo engajamento, visitas e vendas.

Imagem/Vídeo

Ao usar uma landing page para captação de leads, é importante incluir imagens e/ou vídeos para aprimorar a experiência do usuário. Uma imagem de alto nível e de alto contraste ajudará a destacar as informações chave e orientar o usuário para as ações desejadas. 

Os vídeos são excelentes ferramentas de marketing, pois passam mais profissionalismo e auxilia na entrega do conteúdo, ajudando a captar leads qualificados, além de aumentar o engajamento, as visitas e a chance de conversão em vendas. Estamos em um momento que o consumo por vídeo é muito alto. Não precisa de grandes produções, mas a mensagem precisa ser clara.

Dica extra para criar uma landing page magnética

H2 Digital - mao com um ima atrai dinheiro das pessoas

Uma boa landing page também inclui gatilhos psicológicos como urgência, exclusividade ou organização, para incentivar o visitante a tomar a ação esperada. Além disso, uma boa landing page deve ser rápida para carregar, pois isso aumenta o interesse do visitante em seguir em frente e preencher o formulário.

O que não deve ser feito em uma Landing page

A criação eficaz de uma landing page é fundamental para que as campanhas de captação de leads tenham sucesso e, assim, para que as vendas sejam aumentadas. Porém, como todas as práticas de marketing, algumas estratégias de captação de leads podem se tornar contraproducentes se não forem corretamente implementadas. Ao criar uma landing page, existem algumas coisas que devem ser evitadas.

Em primeiro lugar, é importante não exigir muitas informações do usuário. O número de informações necessárias para um cadastro deve ser reduzido ao mínimo. O objetivo de uma landing page é aumentar o número de leads qualificados e reduzir a taxa de rejeição. Portanto, se os usuários tiverem que fornecer muitos dados, eles podem se sentir desencorajados e abandonar a página.

Além disso, é importante se certificar de que a landing page está sendo exibida corretamente nos diferentes dispositivos. Ao criar uma landing page, é importante que ela seja eficaz em dispositivos móveis, na medida em que o número de acessos a partir de dispositivos móveis tende a aumentar cada vez mais. Se a página não estiver corretamente otimizada para dispositivos móveis, as chances de captar leads qualificados diminuirão drasticamente.

Por fim, é importante evitar o uso excessivo de imagens ou textos em uma landing page. O conteúdo deve ser o mais simples e direto possível. Quanto mais conteúdo for adicionado à página, mais tempo o usuário terá que gastar para entender o que está sendo oferecido. Isso pode resultar em leads perdidos.

Para que tipo de negócio serve uma Landing Page?

Uma landing page pode ser usada para que qualquer tipo de negócio trabalhe a sua conversão de vendas, seja grande ou pequeno, independente do segmento. Ela é frequentemente usada para campanhas de e-mail, anúncios pagos, postagens em mídias sociais, entre outros. Uma landing page bem construída e executada da maneira correta irá ajudar a aumentar o número de leads de qualidade para o seu negócio.

H2 Digital - Mapa mental funil de vendas branca elaborado

Quanto custa a construção de uma Landing Page?

A construção de uma Landing Page eficaz e responsiva é uma importante decisão para qualquer negócio que busca captar leads qualificados e potenciais clientes. Certamente, oferecer conteúdo relevante e informações úteis é a melhor maneira de atrair leads e incentivar o engajamento. No entanto, o custo de construir uma Landing Page pode variar, dependendo do desenvolvimento e do design necessários.

A construção de uma Landing Page pode variar de acordo com o tamanho do negócio, o número de pessoas envolvidas no processo e a complexidade do layout. No entanto, aqueles que estão apenas começando podem usar ferramentas pré-existentes para construir uma Landing Page, com custos que cabem no orçamento.

Além do preço para construir a Landing Page, os proprietários de negócios também devem levar em consideração os custos de marketing e publicidade para promover a página e aumentar as visitas. O investimento em marketing ajudará a alcançar o maior número possível de clientes em potencial, gerando leads qualificados com o marketing certo. Ao considerar o custo total, o valor investido na construção de uma Landing Page pode ser mais do que compensado no longo prazo com clientes satisfeitos e retornos financeiros.

Como a H2 Digital desenvolve as Landing Pages?

Na H2 Digital desenvolvemos sua landing page com o WordPress, que é a plataforma presente em 50% dos sites existentes na internet.

É uma ferramenta muito eficiente e que permite personalizar totalmente o projeto, realizar integrações e oferecer o que é de melhor para os nossos clientes, com um custo acessível.

Realizamos um briefing com o cliente para entender o objetivo e para coletar as informações necessárias para construção, como imagens, vídeos e textos. Desta forma desenvolvemos a estrutura e a copy (texto publicitário) de acordo com o perfil da sua empresa e de forma a atrair a sua persona ideal.

Conclusão

Ao longo deste artigo, destacamos as principais características de uma landing page bem estruturada, como a sua função, elementos necessários (headline, chamada para ação, formulário, imagem/vídeo, entre outros) e aquilo que não deve ser feito em uma landing page. Mostramos, também, o quanto uma estratégia de captação de leads pode ser eficaz para diversos negócios e quais os custos envolvidos nesse processo.

H2 Digital - IMAGEM DA CONCLUSAO

Em suma, é possível afirmar que essa ferramenta de marketing pode ser uma grande aliada para o crescimento dos seus negócios, pois spam e mensagens indesejadas não podem ser mais usadas como forma de abordagem aos seus potenciais clientes. Portanto, aproveite todos os benefícios que uma landing page pode trazer ao seu negócio e crie uma página chamativa e persuasiva para ajudá-lo a alcançar melhores resultados de negócio, principalmente em campanhas patrocinadas, que é onde você poderá fazer a diferença, alcançar pessoas novas e ganhar escala para o seu negócio!

Fale com nossa equipe e vamos construir uma Landing Page ideal para o seu negócio.

Quer continuar por dentro das melhores soluções para o seu funil de vendas? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atualizações.

Equipe H2 Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *