Criando um Funil de Vendas digital

H2 Digital - blog funil vendas digital

É fundamental para qualquer empresa, seja qual o ramo for, saber trabalhar bem o Funil de Vendas em sua empresa. E pelo momento atual que vivemos, avançar isso também para o Digital. Vamos entender primeiro o que é um Funil de Vendas e do que ele é composto.

O que é Funil de Vendas?

Resumindo bem, a estratégia de Funil de Vendas está ligada a você criar ações com o intuito de chamar a atenção de possíveis clientes para de fato virar um comprador na sua empresa. E aqui podemos dividir assim em 3 tópicos principais:

  • Atração: criar ações para chamar atenção da pessoa e mostrar que sua empresa existe como: uma propaganda, panfleto, banner, ligação e até mesmo no boca a boca.
  • Reconhecimento: apresentar para essa pessoa os benefícios do serviço ou produto que vende, como é seu trabalho e como pode contribuir para resolução de uma problema que ela pode estar tendo ou então pode ainda ter.
  • Vender: e após atrair e ter o reconhecimento daquela pessoa, falar agora mais diretamente do seu produto/serviço, valores, ofertas, promoções, características, etc. É realmente o ato de vender e trazer aquela pessoa para sua carteira de clientes.

E só precisa ficar claro que o processo da atração até a venda pode ser em muitos casos enorme, precisando você realmente ter mais dedicação em diversas situações. Porém em outras situações pode ser bem rápido.

Irá variar aqui, principalmente, em que etapa aquele usuário está, ou seja, qual o nível de consciência dele na Jornada de Compra. Não é o foco deste material, mas vamos só elencar os 5 níveis que consideramos:

  • Inconsciente: a pessoa ainda nem sabe que tem um problema. Você precisa despertar isso na cabeça dela.
  • Consciente do Problema: a pessoa sabe que tem um problema e vai pesquisar sobre. Aqui você precisará falar deste problema para mostrar uma solução.
  • Consciente da Solução: a pessoa sabe já qual é a solução para o seu problema e busca opções. Você precisará destacar o valor do seu produto/serviço e mostrar os diferenciais.
  • Consciente do Produto: a pessoa já conhece o seu produto/serviço e quer ser convencida. O foco deverá ser nas garantias e benefícios.
  • Totalmente Consciente: a pessoa já decidiu que vai comprar de você, mas quer um empurrão rs (os famosos pechinchadores). É onde entra a grande oferta e descontos.

Portanto agora que entende os pilares de um funil e sobre a Jornada de Compra deve começar a estruturar para criar seu Funil de Vendas.

criando seu funil de vendas

H2 Digital - funil vendas digital

Você precisará conhecer os seus clientes melhorar e aqui é importante o conceito de Persona em que já abordamos no blog. É através dela que definirá um perfil de cliente ideal e trabalhará em cima de suas necessidades.

E aqui uma dica, não inicie fazendo um processo para cada nível de consciência da Jornada de Compra porque é muito trabalhoso e diferente. O ideal é focar em um mais desejado e começar fazer com ele e então ir aprimorando para chegar na excelência e fazer os demais processos.

É importante então Mapear a Jornada identificando todas as etapas, os recursos e pessoas necessárias e as ações que serão tomadas já contornando as objeções do cliente e criando gatilhos mentais para estes casos.

Fazendo tudo isso, é colocar em prática, testar e medir tudo, principalmente a conversão. E lembre-se, erros vão ocorrer! Só não desespere, ajuste, adapte e avance para uma próxima etapa.

O Funil de vendas Digital

Tivemos que fazer essa introdução inicial para contextualizar e então chegar no foco do conteúdo deste artigo que é aplicar todas essas técnicas para criar um Funil de Vendas Digital, ou seja, trazer isso para a internet.

E eu quero abordar o Digital por causa de toda a crescente vivida neste momento. Se você não fizer isso por aqui, perderá espaço!

E você entendendo o processo explicado anteriormente, mesmo que não tenha aplicado na prática no mundo físico (importante: VOCÊ PODE MESCLAR UMA ESTRATÉGIA FÍSICA COM A DIGITAL, SEM PROBLEMAS ALGUM!) já estará com 70% feito.

O próximo passo agora é conhecer melhor o comportamento do seu público na internet. Uma boa estratégia é olhar concorrentes e utilizar de ferramentas como Google Trends, UberSuggest e Facebook Insights para entender as tendências do momento e identificar o que as pessoas estão pesquisando. E então montar a estratégia.

Existem algumas formas de fazer isso usando as Redes Sociais e até mesmo o WhatsApp, mas recomendo utilizar alguma das que estão abaixo e ter as Redes Sociais e WhatsApp como ferramentas extras, pois só com elas será mais complicado para medir.

  • Site/Loja Virtual: ter o seu site ou loja virtual e através deles criar formas de coletar dados dos usuários como pedir Nome e E-mail para enviar Newsletters e/ou Promoções/Ofertas.
  • Landing Page: ter uma página de captura (e aqui você pode optar pela opção acima e ainda ter essa página mais direcionada) para apresentação de algum serviço e/ou produto ofertado por você entregando alguma isca digital (ebook/webbook, material, conteúdo extra, etc) e pedindo em troca os dados do usuário.

Adotando essas estratégias você criará uma forma de ATRAIR esses usuários e conseguindo gerar listagem de possíveis clientes ou leads (como é chamado aqui no meio digital) para então gerar conteúdo de forma a criar um RECONHECIMENTO para sua empresa de forma com que estes usuários vão lembrar de você quando surgir um problema que resolve ou por entender que é a melhor solução. Como falamos aqui na internet, estas pessoas estarão ENGAJADAS com sua marca. E, por fim, tomarão a atitude de COMPRAR, virando agora um cliente em sua base e quem sabe, um embaixador de sua marca!

Neste processo de engajar o mais recomendado é adotar email marketing para envio dos conteúdos e dicas. E ainda sempre tentando trazer as pessoas também para as Redes Sociais ou até ao WhatsApp, quando estiver mais pronta, para assim fechar o fluxo. E sempre tente trazer conteúdo personalizado e diferenciado, só assim irá estar de fato gerando valor aos seus possíveis clientes.

Ficou claro o processo de criação do funil de vendas digital? É basicamente a mesma ideia porém aqui você vai criar ações para a pessoa aterrissar em sua página, porém agora com muito mais proximidade pois poderá falar diretamente com ela via Redes Sociais e WhatsApp, e melhor ainda, podendo falar com um público muito maior que na sua loja física.

Usando o meio digital você poderá adotar de Anúncios Patrocinados, ou seja, criação de Anúncios em ferramentas como Google Ads e Facebook Ads (abordaremos mais detalhadamente logo mais aqui ou em nossas Redes Sociais) podendo segmentar de acordo com sua Persona (isso mesmo!) e até definir o raio de alcance. E melhor, gastando muito menos do que em práticas de panfletagem, banners e anúncios em rádio/tv.

A internet tem muito poder!

E tudo isso fica ainda mais redondo quando utiliza de Automação de Marketing. Já falamos bastante em nosso blog e Redes Sociais, então não vou aprofundar. Mas pesquise e verá que automatizando essas ações você ganhará muito em produtividade e performance.

Conclusão

H2 Digital - pessoa sucesso

Vimos aqui o conceito de Funil de Vendas, como aplicá-lo no meio digital e o poder de tudo isso.

Aproveite o momento que estamos vivendo para aplicar já essas estratégias e sua empresa ser reconhecida pelos seus diferenciais, assim terá possibilidade de vender bem todos os dias, até mesmo em qualquer crise!

Esperamos que tenham gostado do conteúdo. Deixem seu comentário e compartilhe!

E se estiver com dificuldades para compreender todo este processo e colocar em prática, fale com nosso especialista no WhatsApp e podemos te propor as soluções ou até mesmo ofertar Consultoria. Até breve!

Links Relacionados

https://www.h2digital.net/blog/persona-crie-para-entender-seu-publico/
https://bhsavassi.hostnet.com.br/automacao-marketing/
https://www.h2digital.net/blog/o-que-e-automacao-de-marketing-e-como-funciona/
https://www.h2digital.net/blog/gerando-mais-vendas-e-resultados-online/
https://www.h2digital.net/consultoria-gratuita/
https://www.instagram.com/hostneth2digital/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *