Qual a melhor plataforma para criar minha loja virtual?

Loja Virtual Dicas

Nos últimos anos, os sites de e-commerce multiplicaram-se na Internet e é muito comum termos dúvidas sobre qual é a melhor plataforma para montar uma loja online.

Existem diversas plataformas que auxiliam nessa tarefa e todas elas possuem os principais recursos que um site de e-commerce precisa ter: lista de produtos, gerenciamento de pedidos, módulos de pagamento que permitem trabalhar com diversas bandeiras de cartão, entre outros recursos.

Se você tem interesse em se aprofundar no assunto, temos um e-book totalmente dedicado a e-commerce e você baixar gratuitamente. 

H2 Digital - guia loja virtual 2

Seguindo com o assunto, então, foi decidido que uma nova loja deveria ser estabelecida e veremos neste artigos alguns pontos a serem avaliados com cuidado antes de começar a empreitada.

A Plataforma

Inicialmente, será necessário decidir qual será a plataforma adotada. E esta é uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas. Por quê?

A plataforma é a base da loja virtual: tudo será feito a partir dessa escolha. Logo, a escolha da plataforma é fundamental. Sugerimos que seja uma plataforma flexível e com qualidade. O objetivo é minimizar problemas.

Uma plataforma é dividida em duas partes:

1. O Front-End é a parte que o cliente tem acesso. É onde ele navega, compara preços e realiza a compra.
2. O Back-End é a parte que o cliente não vê, mas é aonde a loja é gerenciada.

Como escolher a plataforma adequada? 

As lojas virtuais costumam trocar de plataforma de tempos em tempos, o que é sempre um problema: migração, testes, falhas de segurança… É importante ter em mente que deve ser escolhida uma plataforma que supra as necessidades não só agora, mas também no futuro. E é por isso que foi falado anteriormente em flexibilidade e qualidade: quanto menos sofrer alterações, melhor.

Existem diversos softwares que consistem em plataformas para gerência da loja virtual, e todas elas possuem os principais recursos que um site de comércio eletrônico precisa ter: lista de produtos, gerenciamento de pedidos, módulos que trabalham com diferentes formas de pagamento, entre outros recursos.

No processo de escolha da plataforma, existem algumas questões que devem ser levadas em conta:

  • Quanto pode ser investido nessa plataforma?
  • Qual é o histórico dessa plataforma?
  • Existem empresas que a usam também? O histórico de uso é bom?
  • É possível integrá-la com uma ferramenta de análise de tráfego de dados, como o Google Analytics, por exemplo?
  • Quais formas de pagamento essa plataforma suporta?
  • Ela é segura?
  • Quem pode ajudar em caso de falhas ou havendo necessidade de suporte?
  • É possível alterá-la, expandi-la ou melhorá-la? É caro fazer isso? E quem realizará essas alterações?

Tendo essas informações, é possível planejar as necessidades, e de forma realista, tomar decisões. Não é adequado pensar apenas nas necessidades imediatas. É fundamental também planejar para o futuro, como alguns anos à frente.

Alguns lembretes importantes a respeito dessa decisão tão importante:

  • A escolha da plataforma deve ser feita no início do processo.
  • Não é porque todo mundo usa que necessariamente essa solução é a melhor. Recomenda-se que seja escolhida uma plataforma que seja boa.
  • A opinião de profissionais que tenham experiência na área é importante: designers gráficos, web designers, profissionais de marketing e publicidade, e profissionais de comércio eletrônico também. Um pouco de pesquisa na Internet ajuda muito.
  • Não basta um belo front-end se o back-end é problemático. Plataforma de e-commerce não é só o lado estético da loja virtual, mas também o lado operacional de seu negócio. Isto deve ser levado em consideração.
  • Questões como o tamanho da loja, o grau de complexidade exigido e o conhecimento necessário para administrar essa solução são fatores que deverão ser levados em conta nessa decisão.

Algumas Soluções

Uma solução que tem crescido muito ultimamente é a dupla WordPress + Woocommerce. O WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo mais usado do mundo. Já o Woocommerce é um plug-in para este CMS que o transforma em uma plataforma de comércio eletrônico muito completa e repleta de recursos. Em uma loja gerenciada por esta dupla, é possível cadastrar até 1000 produtos, usar mais de 400 extensões, além de toda a infraestrutura já fornecida por soluções baseadas em WordPress. Logo, ele acaba tornando-se a principal opção para o estabelecimento de lojas virtuais de tamanho pequeno e médio – o que é a esmagadora maioria do e-commerce estabelecido. A Hostnet tem a solução Loja Pronta baseada no WordPress + Woocommerce.

O Prestashop é um software apropriado para gerenciar uma loja de pequeno ou médio porte. Sua interface é amigável e intuitiva, o que a torna mais fácil para pessoas com pouco conhecimento técnico. A Hostnet fornece, no Instalador Rápido, a opção de uma instalação do Prestashop.

Concluímos então que o PrestaShop torna-se uma solução intermediária, alternativa para lojas de porte médio, sendo mais intuitivo e menos complicado de ser administrado. Mas a melhor solução, hoje, acaba sendo o WordPress + Woocomerce. Esta solução traz a infraestrutura campeã do WordPress junto a uma solução sólida e facilmente configurável como o Woocommerce para juntos obterem um dos melhores resultados no que tange a soluções de comércio eletrônico. Não por acaso, a Hostnet implementa essa solução na sua oferta de Loja Pronta, feita para os nossos clientes.

Serviço de Criação de Loja Virtual

Se você está buscando um profissional para trabalhar na implementação do seu e-commerce, a Hostnet conta com um time de especialistas para te ajudar. Criamos lojas virtuais com design bonito, integrada ao Facebook e Instagram, com botão flutuante para contato via WhatsApp e com bons parâmetros para aparecer bem posicionada no Google.

Fale conosco: https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/

Links Relacionados

https://www.h2digital.net/ebooks-hostnet/o-guia-definitivo-sobre-loja-virtual/
https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/
https://www.h2digital.net/como-criar-loja-online-e-empreender-na-internet/
https://www.hostnet.com/savassimg/
https://www.h2digital.net/marketing-para-loja-virtual/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *