Como criar uma loja online e empreender na internet?

É bem verdade que o comércio eletrônico vem crescendo no mundo nos últimos anos. E no Brasil, apesar da crise, não é diferente – os dados recentes da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) sobre o e-commerce no Brasil mostram, mais uma vez, que mesmo em meio a instabilidade econômica, os resultados são promissores. A estimativa é de atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019, que representaria um crescimento de 16% quando comparado com o resultado atingido em 2018 pelas lojas virtuais do País.

Para ajudar a tirar a sua ideia do papel, preparamos um Guia Sobre Loja Virtal para você ter um e-commerce de sucesso! Trata-se de um e-book gratuito, onde nós vamos te apresentar as melhores ferramentas para construção de lojas virtuais, falar sobre a importância de investir em recursos de segurança, quais métodos de pagamento escolher, como cuidar o marketing para divulgar seus produtos e algumas questões sobre logística.

Para abrir a loja

Abrir um comércio eletrônico não é um processo instantâneo, mas mesmo assim pode ser considerado rápido. Para tal, você vai precisar seguir as seguintes etapas:

  • Planejamento do negócio;
  • Escolha da plataforma de e-Commerce;
  • Definir formas de pagamento;
  • Adotar sistemas de segurança;
  • Marketing;
  • Logística.

Planejamento

O planejamento é essencial para quem vai montar uma loja online. Na hora de escolher o que comercializar na sua empresa, dê preferência aos nichos de mercado, neles a competição é menor e com maiores chances de sucesso.

Foque no público e não no produto. Aprofunde-se em seu plano de negócios e confira destaque aos anseios e desejos do seu público-alvo. Assim ficará mais fácil tomar decisões a respeito do seu mix de produtos.

Qual plataforma adotar?

Essa é uma das primeiras coisas a se fazer. Escolha uma plataforma que lhe atenda. Não existe a melhor, existe a melhor para você. E pense lá na frente, pois você vai precisar trocar se não projetar suas necessidades futuras.

Plataforma de e-Commerce é o sistema central de qualquer loja virtual. Na hora de escolher, analise detalhadamente as diversas opções disponíveis no mercado, pois a troca de plataforma de e-Commerce é sempre um transtorno.

A Hostnet indica e trabalha com duas plataformas, ambas open source (código livre):

  1. WooCommerce (WordPress)
  2. PrestaShop

Na hora de escolher pense: no momento do negócio, na verba disponível e no que planeja para sua loja no futuro. Certamente haverá uma perfeita para o seu e-Commerce!

Formas de pagamento

Outro ponto crucial para o seu sucesso!

Basicamente existem três opções de pagamentos para sua loja:

  1. Intermediadores de pagamento – empresas que terceirizam todo o processo, como o Pagseguro, Bcash e PayPal. Além de oferecerem diversas formas de pagamentos, como cartões, boleto e débito em conta, também fazem a análise antifraude, reduzindo sensivelmente a possibilidade de fraude. Ótimos para iniciantes;
  2. Gateways de pagamento – fazem a integração da loja com as administradoras e são mais indicados para lojas com um volume de vendas maior;
  3. Integração direta com as operadoras – funciona como Cielo e Rede, indicados para uma etapa mais avançada.

Segurança online

A segurança da sua loja envolve as formas de pagamento e a credibilidade do seu negócio – adotar os gateways ou as operadoras de cartão de crédito, requer um sistema antifraude. Isso evita cartões roubados, clonados e outras formas de golpes virtuais. Além dos pagamentos, a segurança envolve a conquista da confiança do usuário, o que afeta diretamente a taxa de conversão da loja.

Marketing digital

A divulgação da sua loja online é a alma do negócio!

Crie seu plano de marketing para o projeto, assim poderá visualizar as ações que serão necessárias e calcular os custos disso. Marketing na Internet NÃO é grátis! Mas pode ser econômico se comparar ao marketing de uma loja física. Faça um curso de marketing digital e/ou contrate serviços de terceiros bem recomendados. A história do “meu sobrinho sabe fazer e vai me dar uma força” não cola aqui!

Logística

A maioria dos empreendedores acredita que a logística de uma loja virtual seja apenas uma questão de entregar a mercadoria vendida. Ledo engano!

A logística é a principal fonte de reclamações de clientes virtuais. Para evitar problemas é preciso planejar. As soluções mais comuns são: Correios e transportadoras – o inconveniente dos Correios é a limitação de peso e dimensões. Mas se escolher a segunda opção, firme contrato com uma transportadora que já tenha tradição no segmento, a fim de evitar surpresas desagradáveis e conseguir bons preços.

Serviço de criação de loja virtual da Hostnet

Se você está procurando um profissional para desenvolver a sua loja online, a Hostnet Savassi tem a solução para você. Um de nossos especialistas vai criar uma loja online sob medida para o seu negócio, com visual profissional e por um custo acessível. Além do desenvolvimento, nós vamos cuidar da manutenção da loja para você. O pacote também inclui Domínio grátis e E-mail Corporativo.

Como funciona?

Gostou dessas dicas? Participe, pergunte, comente e solicite um orçamento: https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-loja-virtual

A Hostnet investe na parceria com o cliente. Até a próxima!

Links Relacionados

https://www.h2digital.net/ebooks-hostnet/o-guia-definitivo-sobre-loja-virtual/
https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/
https://www.h2digital.net/motivos-para-ter-uma-loja-virtual-com-site-proprio/
https://www.hostnet.com/savassimg
https://www.h2digital.net/marketing-para-loja-virtual/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *