O que é Automação de Marketing e como funciona?

Primeiramente, o que é marketing?

O que nós conhecemos como marketing, pode ser definido como um conjunto de estratégias executadas por empresas. Essas estratégias são usadas para investigar e projetar quais produtos ou serviços fornecidos podem interessar aos consumidores, assim como a melhor tática a ser utilizada pela empresa nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. Algumas das ferramentas usadas no marketing são: pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, entre outros.

O objetivo é deixar o cliente contente. Se ele estiver satisfeito no seu relacionamento com a empresa, ela lucrará também, não só financeiramente, mas também indiretamente, com um bom relacionamento construído com o consumidor. Um cliente satisfeito acaba trazendo outros!

O marketing é um recurso fundamental para organizações e profissionais liberais. Toda empresa deve estar preparada para atender o seu cliente com excelência. Tendo suas necessidades supridas, o cliente gera lucro e credibilidade para as instituições. Com isso, todos ficam satisfeitos.

A definição de marketing, segundo Philip Kotler

Philip Kotler explica que “marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

O que é marketing digital?

A Internet tornou-se uma mídia, e hoje em dia, a mais poderosa de todas. As iniciativas de marketing na Internet estão cada vez maiores, e com isso há muitas empresas que estão migrando suas ações de propaganda e marketing para a Internet. Assim, surgiu o marketing digital.

Marketing digital é a promoção de produtos e marcas fazendo uso de mídias digitais. Através da mídia online, uma empresa pode falar diretamente com seu público, de forma personalizada e no momento mais adequado.

Boas estratégias de marketing digital ajudam a sua empresa a ter mais lucro. Para isso, será necessário que você atraia visitantes para o seu site, converta-os em clientes, até chegarem a ser defensores da sua marca.

A democratização dos meios de comunicação é uma das características mais interessantes da Internet. Qualquer um pode criar conteúdo e disponibilizá-lo, e eventualmente lucrar com isso. É o que chamamos de Fenômeno da Cauda Longa (Long Tail), onde a criação de conteúdo novo é pulverizada entre inúmeros criadores. Grandes produtores de conteúdo, como emissoras de televisão, jornais e revistas semanais competem com jovens que produzem vídeos e os colocam em sites que permitem que sejam acessados. Esta é uma mudança drástica de paradigma.

Todos esses, grandes e pequenos, têm interesse (ou deveriam ter) em ações de marketing para incrementar o relacionamento com seus clientes. E o marketing digital está disponível para todo tipo de empresa/profissional, pois não é necessário um grande investimento para gerar resultados interessantes.

O que é automação de marketing?

Dentro do marketing digital, é possível automatizar certas ações usando software. Estamos usando uma mídia que é baseada em computadores, logo, nada mais justo do que usar esses equipamentos ao nosso favor.

A automação de marketing é o processo que automatiza ações de marketing adotando software. Assim, a otimização é possível, o que nos permite ganhar tempo e uniformizar o conjunto de ações que serão tomadas.

A automação de marketing é empregada dentro da estratégia de marketing digital da empresa, e existe para ajudar a sua iniciativa de marketing a criar prioridades e executar as tarefas que são mais importantes, de forma eficiente e organizada. As máquinas auxiliam as pessoas no processo. Mas um bom profissional de marketing é indispensável para criar e implementar uma boa estratégia, lançando mão da automação. Dessa forma, o processo torna-se mais ágil, mais eficiente e mais capaz de fidelizar clientes.

A automação de marketing é composta de marketing via e-mail, marketing em mídias sociais, análise de marketing, gerenciamento de conteúdo e de dados, entre outras iniciativas. Por exemplo: entre as empresas questionadas na pesquisa State of Digital Marketing 2016, 82% fazem uso de e-mail marketing, 67% lançam mão de marketing em mídias sociais, e 52% fazem gerenciamento de conteúdo. Dessa forma é possível alcançar melhor e mais eficientemente o seu cliente.

Nada menos que 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail ao invés das redes sociais. Os números são da MarketingSherpa, editora americana que faz estudos na área de Marketing, que mostram o potencial do bom e velho e-mail. Na mesma direção, a americana CampaignMonitor afirma em estudo que o e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais como Facebook e Twitter.

No Brasil o cenário não é diferente. As empresas estão, cada vez mais, usando técnicas que agregam internet e outras tecnologias para aumentar o faturamento e a carteira de clientes. Lançamentos de produtos, nutrição e pontuação de leads, acompanhamento do fluxo de visitantes de um site, formulários inteligentes e principalmente comunicação multicanais que envolve envio de e-mail, SMS e outras integrações.

Nós utilizamos o Mautic, uma ferramenta de automação de marketing de código livre e aberto. Portanto, é um software que está em constante atualização e de forma rápida. Você terá sempre o que é mais de novo e eficaz neste segmento. Falaremos mais sobre o Mautic no próximo artigo!

Links Relacionados

https://bhsavassi.hostnet.com.br/automacao-marketing/
https://www.h2digital.net/ainda-vale-pena-investir-email-e-automacao-de-marketing/
https://www.hostnet.com/savassimg
https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/
https://www.h2digital.net/ebooks-hostnet/guia-completo-sobre-automacao-de-marketing/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *