Ainda vale a pena investir em e-mail marketing e automação de marketing?

Email marketing

Sim, ainda vale a pena! Muito se fala a respeito da morte do e-mail marketing enquanto ferramenta de comunicação. É bem verdade que, com o crescimento das redes sociais, o fluxo de mensagens entre caixas postais caiu. Mas nada supera o alcance do e-mail como meio de comunicação. Segundo pesquisas recentes, mais de 90% dos adultos que usam a Internet regularmente, possuem pelo menos uma conta de e-mail. E cerca de 60% dessas pessoas verificam a sua caixa postal diariamente.

Logo, vemos que o e-mail tem um alcance ainda maior do que as redes sociais: Existem usuários que não fazem parte de redes sociais, mas pelo menos um endereço de e-mail eles têm. Em termos de alcance, o e-mail ainda é o mais abrangente.

Há pesquisas que relatam algo curioso: Quando o e-mail é usado de maneira correta, o nível de engajamento é muito maior do que o uso de marketing em redes sociais. Ou seja, ler um e-mail e interagir com o remetente é muito mais provável de acontecer do que uma interação a partir das redes sociais.

E quando se fala em divulgação de produtos por e-mail, a taxa de conversão é bem maior do que as redes sociais. Esta taxa pode chegar em alguns casos a até 70%, que é uma das maiores taxas de conversão no marketing digital. Existem estudos que afirmam que quase 50% das pessoas que recebem e-mail marketing, acabam comprando algum produto que tomaram conhecimento a partir dessa estratégia.

H2 Digital - automacao marketing gerenciada hostnet
Conheça mais sobre nosso serviço de Automação de Marketing

Desafios

Um dos desafios para o marketing por e-mail é a diversidade de tamanhos e resoluções de telas onde o e-mail será aberto. Muita gente hoje em dia acessa a Internet preferencialmente a partir de celulares, então as mensagens têm que ser agradáveis e encaixarem bem numa tela pequena e com mais pontos na vertical do que na horizontal.

Através de uma pesquisa recente da Mobile Time e Opinion Box em que entrevistaram 2.115 brasileiros e elaboraram um Panorama sobre as compras online através de dispositivos móveis no Brasil, constatou-se que o uso de celulares para a realização de compras de mercadorias e serviços cresceu 20% nos últimos 3 anos. E ainda, a média nacional indica que 71% dos consumidores brasileiros compram mais pelo celular do que pelo desktop. Resumindo, devemos focar em oferecer a melhor experiência para dispositivos móveis.

E todo mundo agora tem mais pressa. Todos os dias somos bombardeados com inúmeras mensagens, de todo o tipo. As mensagens enviadas devem sobressair no meio da massa: Devem ser mais relevantes, entregues mais frequentemente, de forma que não sejam descartadas pelo seu cliente. Ou seja, o cliente tem que ter interesse em ler suas mensagens.

As ferramentas de CRM também não se integram com o e-mail marketing. Logo, uma iniciativa com uso apenas do CRM vai compartimentalizar o marketing por e-mail, o que levaria a um certo excesso de trabalho para administrar, por parte da equipes de marketing de uma empresa.

A solução ideal é que uma plataforma de automação de marketing integre o marketing por e-mail, entregando mais diálogos que gerem relacionamentos entre sua empresa e os clientes. Esta é uma meta possível de atingir, e uma plataforma de automação de marketing é bem capaz de realizar essa tarefa.

Automação de Marketing com Mautic

A Automação de Marketing é a técnica que utiliza a tecnologia de softwares para melhorar a comunicação com o cliente e aumentar vendas. O Mautic é uma solução open source para realizar a automatização das rotinas de comunicação de uma empresa com o seu cliente. A solução está disponível na Hostnet Savassi.

Por que usar o Mautic na Hostnet

Isto é somente uma breve introdução sobre Automação de Marketing. Falaremos mais sobre este assunto nos próximos artigos. Até breve!

Links Relacionados

https://bhsavassi.hostnet.com.br/automacao-marketing/
https://www.h2digital.net/motivos-para-a-sua-empresa-investir-em-marketing-digital/
https://www.hostnet.com/savassimg
https://panoramamobiletime.com.br/comercio-movel-no-brasil-abril-de-2019/
https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/automacao-de-marketing-com-mautic/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *