Marketing de Conteúdo: O que é, por que investir e dicas

Marketing de Conteúdo se tornou uma forma muito popular para divulgar produtos e serviços na Internet nos últimos anos e as estratégias para se destacar nesse mar de informação ficam mais complexas a cada dia.

A partir de 2005, a chegada de sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress e plataformas de redes sociais, tornou a comunicação mais acessível e barata, se comparada aos meios tradicionais offline (revistas, jornais e etc).

Esse fenômeno, conhecido como WEB 2.0, promoveu uma mudança nas relações de poder entre meios de comunicação e leitores, que ganharam voz podendo opinar sobre o que está sendo dito pela grande mídia e também desenvolver seu próprio conteúdo.

Aí é que entra o Marketing de Conteúdo na era digital, empresas perceberam o potencial da Internet para falar sobre seus mercados, produtos e serviços sem intermediários, de forma barata e com total autonomia sobre as informações, gerando conteúdo para seus atuais clientes e dando início a uma corrida em busca de leads.

Lead  é um termo muito usado no marketing e nada mais é que Cliente em Potencial, ou seja, qualquer pessoa que tenha interesse no seu negócio e que você pode trabalhar para ela se tornar de fato um cliente. Mas o que as empresas ganham em oferecer conteúdo gratuito na Internet? A resposta é: MUITA COISA. Vamos destacar algumas:

Tráfego para o seu site

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google por determinado assunto, o site ou blog da sua empresa pode aparecer no resultado das buscas e o usuário ser direcionado para a página onde você fala sobre aquela dúvida que ele tem. Outra forma, é pegar o artigo que você produziu e divulgá-lo em redes sociais, desviando aquele usuário do Facebook para o seu artigo, por exemplo.

Possibilidade de captura de leads

Leads são clientes em potenciais e, quando você oferece um conteúdo diferenciado, ele pode querer se cadastrar em seu site para continuar recebendo informações sobre o seu produto ou serviço através de um endereço de e-mail. Ter o endereço de e-mail de um potencial cliente é algo bastante valioso, pois te permite criar um relacionamento e trabalhar a venda. Capturar leads envolve ter um conteúdo sofisticado e que realmente agregue valor ao leitor, como um e-book, por exemplo.

Visibilidade aos seus produtos e serviços

Você pode criar artigos que falam sobre o seu produto ou serviço, despertando o interesse do leitor e mostrando de que forma aquilo pode ser útil para ele. Ninguém melhor do que você para falar sobre o seu mercado. Anúncios dão visibilidade a um produto, mas um review bem desenvolvido dá a segurança e ajuda no momento de decisão da compra.

Autoridade no mercado em que atua

Quando você divide o seu conhecimento com o público sobre determinado assunto, você acaba se tornando uma autoridade sobre aquele tema. Claro que isso é um trabalho de longo prazo, até porque confiança a gente conquista com tempo e dedicação. Isso é muito bom para profissionais autônomos e consultores.

Educação do seu público sobre ramo de atuação

Se você atua num mercado complexo, é necessário educar o seu público. Esse é o caso da Hostnet, que por trabalhar com tecnologias de última geração temos que mostrar aos nossos usuários de que forma aquela tecnologia pode agregar em lucratividade para o negócio dele e ensiná-los a implementar aquela tecnologia. Por isso temos uma vasta documentação em nossa Wiki, artigos escritos por professores e profissionais de TI.

Pensando em tudo isso que falamos, que tal destacarmos algumas dicas para você começar já a trabalhar com o marketing de conteúdo. Vamos a elas:

  • Tenha um objetivo bem definido: Qual o seu objetivo em fazer marketing de conteúdo? Vender é o mais óbvio de todos, mas o caminho entre escrever um artigo até o fechamento de uma venda é longo e você tem que ter todas as etapas bem definidas para alcançar o objetivo. 
  • Crie uma estratégia: Sair escrevendo aleatoriamente vai fazê-lo gastar energia e não é garantia de que você vai alcançar o objetivo. Por isso, a estratégia tem que estar bem definida e tem que ser revisada a cada ação, quando analisamos as métricas é o momento em que sabemos se estamos indo pelo caminho certo ou não.
  • Tenha um site: Em tempos de redes sociais pode parecer besteira ter um site podendo usar gratuitamente uma página. Construir seu castelo no terreno alheio não é nada inteligente. O site te permite determinar o conteúdo que você irá veicular, capturar leads, utilizar ferramentas de gestão e automação de marketing, além de ser um canal com o público aberto 24h por dia, 7 dias por semana. Redes Sociais são parte da estratégia e não ela em si.
  • Ofereça conteúdo interessante: O conteúdo oferecido ao seu lead precisa ter valor. Você não irá muito longe produzindo qualquer coisa sem valor agregado. O usuário quer informação de qualidade, informação que vai ajudá-lo a solucionar um problema ou uma necessidade que ele tenha. Ele vai precisa de algo em troca para te entregar o endereço de e-mail dele, e esta troca precisa ser justa.
  • Acompanhe as métricas: Você vai precisar acompanhar métricas do seu site ou blog para saber se seus esforços estão tendo um bom aproveitamento e, caso não estejam, voltar na segunda dica e ajustar a estratégia. Não deixe de lado tais informações, elas são essenciais.
  • Utilize sistemas de Automação de Marketing: Automação de Marketing é uma técnica que está muito em alta no mercado digital, apesar de poucas pessoas a conhecerem de verdade. Através de um software, empresas acompanham as ações dos visitantes em seus sites, estabelecem critérios para pontuar as ações dos leads e entram em contato de acordo com o grau de interesse deles. Através desse sistema também alimenta-se o lead através de rotinas de envio de e-mails com conteúdo que possam ser do interesse dele.
  • Prepare-se para as vendas: Após atrair, alimentar e qualificar o lead, chegou a hora de vender. Prepare a sua equipe para fazer contato com os leads mais interessados no seu produto ou serviço, baseando-se na pontuação que ele alcançou segundo os critérios que você estabeleceu. O que vale mais, você entrar em contato aleatoriamente com um possível cliente ou entrar em contato com aquele que está navegando em seu site naquele exato momento? Esteja com o dever de casa pronto!

Gostou dos nosso conteúdo e das nossas dicas? O que estamos fazendo aqui neste post é justamente o marketing de conteúdo, trazendo material de qualidade aos usuários. Conte com a Hostnet Savassi para praticar o marketing de conteúdo no seu negócio. Fale com nosso especialista.

Links Relacionados

https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-site/
https://bhsavassi.hostnet.com.br/automacao-marketing/
https://www.hostnet.com/savassimg
https://www.h2digital.net/4-passos-para-ter-sucesso-com-o-marketing-digital
https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/marketing-digital/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *