Motivos para a sua empresa investir em Marketing Digital

Marketing Digital

O marketing digital reduz várias barreiras em prol das pequenas empresas e permite, inclusive, a competição com grandes organizações. A ferramenta não elimina o investimento de publicidade em revistas físicas, folhetos, outdoors, entre outros, mas sim, trabalha ao lado de formas tradicionais da comunicação e do marketing convencional.

A fim de fomentar o desenvolvimento das empresas, nos últimos anos, o marketing digital conquistou lugar de destaque e se tornou a principal estratégia de veiculação e interação para produtos, serviços e consumidores. O grande motivo desse destaque foi a democratização da Internet e o uso massivo das redes sociais. Para 18% das companhias que participaram de um estudo que apresentaremos mais à frente, essa modalidade de marketing já se tornou essencial, e para 60,8% delas já contribui, de alguma forma, para o aumento de suas vendas.

Segundo estudos da ESET (empresa de segurança online sediada na Eslováquia), 53% dos brasileiros passam mais de seis horas por dia navegando pela Web. Além disso, concluiu-se que, em 2018, cada indivíduo manteve, em média, sete logins em diversas redes sociais. Essa mudança de comportamento mudou o foco e o porte dos investimentos.

De acordo com a eMarketer (empresa especializada em pesquisa de mercado), em 2017, aumentou 15% a verba direcionada à publicidade digital no Brasil. Chegando a US$ 3,36 bilhões (cerca de 12,7 bilhões de reais). Já nos EUA, o montante chegou a 70 bilhões de dólares ao ano.

Uma das maiores vantagens dessa modalidade de marketing é o custo reduzido que permite que pequenas empresas disputem mercado com as maiores. Com a adesão e interesse constante nos resultados do marketing digital, o conhecimento sobre ele se tornou essencial, não só para os profissionais de comunicação, mas também para especialistas de diversas áreas, inclusive para os que estão em busca de mudanças na carreira.

Empreendedores direcionam seus esforços para investir em marketing digital. Muitos adotam estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a relevância nos buscadores. Outros capricham no marketing de conteúdo e tornam-se referência no mundo online sobre determinados assuntos. A publicidade em redes sociais também tem seu espaço garantido. E por que não juntar todas essas estratégias em um só lugar? Ainda pode-se agregar: e-mail marketing, mensuração das campanhas, análises de dados e automação de marketing, direcionando esforços para otimizar todos os resultados.

Conheça algumas estratégias do marketing digital:

Automação de Marketing e E-mail marketing – mantenha um relacionamento com o cliente através de e-mails segmentados; o conteúdo é baseado em possíveis interesses do destinatário. Faça também disparos pontuais como: convites, recomendações e conexões. Crie campanhas automatizadas a partir de uma ação do usuário, otimizando todo o seu processo de venda e ganhando escala.

Marketing de conteúdo – com ele você estabelece sua marca como entendedora de um ou mais assuntos específicos. Além de educar e informar o mercado através de textos e posts, com esse conteúdo você atrai uma base de clientes interessada no foco dos seus produtos ou serviços. Conteúdos profundos e relevantes são a chave do sucesso e para fazer a diferença diante a concorrência.

SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) – o SEM, também conhecido como marketing de busca, é um conjunto de técnicas que permite que sua marca seja relevante durante as buscas online. Geralmente o SEM está dividido em dois formatos — um gratuito e outro pago. O SEO é o gratuito e reúne práticas que melhoram desempenho de um site por meio do tráfego espontâneo, chamado de tráfego orgânico pelos especialistas.

Marketing e publicidade em mídias sociais – sempre observe as mídias sociais e pense em novas formas de atrair visitantes na hora de fazer suas postagens (impulsionadas ou não) e investir em anúncios. A relevância nas redes sociais favorece a visibilidade, interação com o público e acompanhamento da concorrência.

Mensuração e otimização de campanhas – faça um planejamento do seu marketing digital. Meça sempre os resultados das estratégias online. Assim você saberá se está no caminho certo, e pode aperfeiçoar as ações. Se não acompanhar, não saberá se está evoluindo, mantendo em inércia ou até mesmo, regredindo. E se você não sabe por onde começar, hoje existem vários cursos no mercado. Nós recomendamos o curso online gratuito do professor Guanabara, Marketing Digital para Empreendedores.

Pesquisa do mercado e o investimento em marketing digital

Pesquisa realizada pela Nova Escola de Marketing, com 1.024 empresas apontou que 56,4% das organizações investem de 10% a 20% do orçamento de marketing em canais digitais. Contudo, a maior dificuldade das instituições é saber quais são as melhores estratégias. Ainda com cheiro de novidade, o marketing digital existe para 47,6% dessas empresas há apenas um ano; 20,4% de dois a quatro anos e 13,2% dos empreendimentos investem na divulgação pela internet por um período de um há três anos.

O investimento na produção de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico no Google, de acordo com o estudo,  foi o que mais trouxe resultados para 34,2% das organizações, enquanto a gestão de redes sociais ficou com a segunda posição, com 23,8%. Já o Facebook Ads foi considerado o canal de anúncio mais eficiente por 18% das empresas entrevistadas, e o Google Ads ficou com 16%.

De acordo com os dados divulgados, 57,3% das empresas acreditam que o investimento em marketing digital seja responsável por 10% a 20% das vendas, enquanto 13,1% das organizações apontam que 20% a 30% das transações sejam provenientes dessas estratégias.

A falta de especialização dos colaboradores na área foi abordada na pesquisa. Sendo assim, 17,7% das organizações não contam com profissionais qualificados e 63,9% trabalham com equipes de apenas três pessoas. A menor parte das empresas conta com mais funcionários nessa área. Quem tem poucos colaboradores especializados em marketing digital prefere terceirizar a mão-de-obra: 77,2% investem em profissionais para a criação de sites; 10,3% pagam terceirizados para a gestão de redes sociais; e 5,9% contratam empresas/redatores  para produção de conteúdos.

Para 2019, 52,9% das empresas entrevistadas pensam em aumentar o valor investido em marketing digital em 10% a 20%, enquanto 27,5% pretendem investir mais de 30% na estratégia.

Invista você também em marketing digital! Não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar com o Site Pronto e a Loja Pronta – dois serviços com pacotes na medida para você. Profissionais especializados aguardam o seu contato para desenvolver um website ou loja virtual do jeitinho que você imaginou, com tudo em WordPress, fácil de mexer e fica pronto bem rápido!

Fontes: sites da Infomoney e Exame

Links Relacionados

https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-site/
https://bhsavassi.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/
https://www.hostnet.com/savassimg
https://www.hostnet.com.br/blog/7-dicas-para-fazer-marketing-de-conteudo/
https://www.h2digital.net/4-passos-para-ter-sucesso-com-o-marketing-digital
https://www.seohacks.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *